segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dicas para poupar na ceia de Natal

Agora que já entramos no mês de Dezembro, é altura de começar a pensar o que vamos fazer para a ceia de Natal.
Seja com família ou amigos, o importante é que não falte nada na mesa da consoada e como os tempos são de crise, temos que fazer as escolhas de acordo com o nosso orçamento, por esse motivo resolvi escrever estes pontos para nos relembrar de formas de poupar.

1- Estabelecer um orçamento e fazer uma lista de compras. Devemos calcular as quantidades em função do número de pessoas que teremos à mesa para cear e não fugir do orçamento no momento das compras. Nada de cair em exageros, por exemplo, se cada pessoa come uma posta de bacalhau, não é necessário cozinhar 2 para cada um.

2- Evitar aperitivos pré-preparados. Não vale a pena comprar frutos secos, salgados ou aperitivos já preparados, mais vale fazermos nós umas entradas, como por exemplo patés caseiros, ovos mexidos com farinheira ou queijo chevre no forno com mel, assim poupamos dinheiro e de certeza que vamos surpreender pela positiva.

3- Poupar nas decorações da mesa. Não há necessidade de gastar dinheiro em toalhas, guardanapos e louça com motivos de Natal, podemos nós próprios decorar de forma original a nossa mesa, utilizando a nossa imaginação e objectos que temos em casa. Para além de pouparmos, vamos ter uma mesa mais pessoal e original.

4- Fazer stock com antecedência. Aproveitem as promoções para comprar alimentos e bebidas que não se estraguem até à data e assim as despesas são divididas ao longo do tempo e evitam-se as compras perto das datas festivas, quando os preços estão mais caros.

5- Ceias de Natal numerosas. Se tivermos uma família grande, ou um grande número de amigos para jantarem em nossa casa na noite de Natal, as despesas aumentam, por essa razão a melhor maneira é combinar com os convidados cada um trazer uma coisa diferente, tal como uma bebida, uma sobremesa ou uma entrada. 



Espero que estes pontos vos sejam úteis e que ajudem a vossa carteira :).
E vocês têm mais dicas para poupar para a ceia de Natal?

Sem comentários:

Enviar um comentário